Dica

Dica



Metais na Construção Civil


Os metais usados na arquitetura são o aço e o alumínio. Este dá forma a esquadrias, coberturas e fachadas, não sendo utilizado como elemento estrutural em função de seu custo elevado e de sua baixa capacidade de sustentação. Já o aço, além de esquadrias em geral, pode estar presente também na estrutura, seja na forma de vergalhões (o esqueleto do concreto armado) ou como colunas, pilares e vigas que podem ou não ser combinadas com alvenaria ou concreto.

Em geral, o que chamamos de ferro é na verdade aço. O ferro não tem resistência mecânica e é usado em grades, portões e guarda-corpos decorativos em que se aproveita a plasticidade do material, trabalhado no estado líquido, permitindo a modelagem de desenhos ricamente detalhados. Como acabamento, a alternativa mais prática é a pintura a óleo ou com esmalte acrílico.

Já o aço é empregado quando a responsabilidade estrutural entra em jogo. São três as qualidades de aço disponíveis no mercado: o carbono, o cortain e o galvanizado. A diferença entre eles está no tratamento anticorrosivo de cada um, que determina também a função a que estão aptos. Assim, para o aço carbono (ou comum), comercializado sem qualquer tratamento contra ferrugem, indica-se fazer a aplicação de uma solução fosfatizante, à venda em lojas de material de pintura.

Sobre este preparo, deve-se aplicar o zarcão, sendo que o ideal é o à base de dióxido de chumbo. Porém, como esse produto é muito mais caro, os zarcões à base de dióxido de ferro também constituem uma boa alternativa. Para completar o acabamento, é só aplicar a tinta de preferência. Qualquer pequeno sinal de ferrugem deve ser tratado imediatamente pois por trás dele, sob a tinta, pode haver um enorme rombo.

Mais resistente, o aço galvanizado possui a mesma composição química do carbono mas é revestido por uma camada de zinco. É usado especialmente em calhas para coleta d'água e alguns tipos de tubulação. Aceita pintura desde que seja aplicado um fundo que permita a aderência da tinta.

A principal qualidade do alumínio está ligada ao fato de ele não enferrujar e, portanto, estar livre de problemas com a umidade e maresia. Por isso, este material é muito utilizado em esquadrias, portas, portões e grades dispensando tratamentos especiais, mesmo no litoral. A indústria desenvolveu processos como a anodização que imprime cores diferentes ao metal naturalmente prateado, sem alterar a sua aparência original, além de conferir maior resistência às intempéries.

Assim, hoje em dia é possível encontrar o alumínio anodizado em diversas cores, sendo as mais comuns o preto e o bronze. Há também a pintura eletrostática, que cobre o material com uma camada colorida. Amarelo, vermelho, verde e azul são algumas das inúmeras opções. A pintura comum pode ser aplicada usando um fundo para pintar metal, o que dá suporte à tinta.



Por Internet

MAIS DICAS

Edificar Construtora
Nobre Lar Construtora
Deolana
Costa Construtora
Solução Engenharia
Constroy Construtora

COLUNISTAS

Adilson Teles

Adilson Teles

Thiago Salles

Thiago Salles